Os irmãos norte-americanos Wilbur e Orville Wright, Os
Wright foram criados e mantiveram-se culturalmente inseridos num ambiente de
forte dinamismo tecnológico, a cidade de Dayton ainda na escola os irmãos
fizeram uma carroça eles mesmos, com rodas de bicicletas e eles ainda vendiam
seus serviços conforme o esforço que ambos faziam para carregar os objetos que
pegavam após a volta da escola, com a capacidade de empreender e de avaliar já
com 21 e 17 anos os respectivos Wilbur e Orville ele criaram um jornal no ano
de 1889 os irmãos publicavam semanalmente de marco de 1889 ate maio de 1890
possibilitando ter acesso privilegiado à
informações, ajudando a conhecer e aprender sobre o desenvolvimento e a
evolução da aviação, facilitando a realizar as tarefas no qual precisariam
absorver o conhecimento já acumulado sobre o assunto e para se manterem em
sintonia com os avanços de cada momento.
Em 1893 os irmãos abriram uma
empresa para conserto e fabricação de bicicletas, explorando ainda mais seus
dotes mecânicos e gerenciais, posteriormente os irmãos começaram a fabricar
suas bicicletas criando sua própria marca. Os Wright, inspirados no piloto de
planador Otto Lilienthal que consideravam “o pai do vôo planado”, eles
dedicaram esforços para tentar o vôo mais pesado que o ar, ambos acreditavam
que o primeiro passo para conseguir criar um avião e voar com ele. Em novembro
de 1899 eles realizaram na cidade da Carolina do Norte Kill Devil Hills eles
realizaram o primeiro vôo planado, esquecida por muitos,que tem uma condição
especialmente favorável às aspirações de completo segredo, por ser uma praia
deserta no inverno com base em suas e outras anotações checaram e estudaram
meticulosamente os dados aerodinâmicos publicados, sempre que a prática em seus
planadores não se coadunava com a informação publicada. Para tal construíram um
pequeno túnel de vento, como em 1884 havia feito Horatio F. Phillips
concretizando o primeiro avião motorizado, com vôo controlado por um piloto a
bordo um dos contribuidores foi George Caylay, autor de um artigo em três partes, publicada Nicholson´s Journal of Natural Philosophy.
Pela primeira vez define os três elementos requeridos por um avião – força de
elevação, força de propulsão e controle evoluindo os conhecimentos
aeronáuticos.
Com seu planador, biplano com
leme de profundidade dianteiro, para a proteção nas aterrissagens, satisfazia
para estes vôos curtos. No inicio onde o vôo planado sem motor foi aperfeiçoado
pelos Wright introduzindo uma forma de comando sobre rotação segundo o eixo
longitudinal. Uma importante inovação, inspirada nos pássaros, materializada na
fornecendo flexibilização das pontas das
asas, possibilitando ao piloto modificar suas curvaturas e assim inclinar
lateralmente as asas, em 1903 deram mais um passo e decidiram colocar motores nos
planadores e para isso aumentaram as dimensões para suportar o peso do motor e
o sistema de propulsão agora chamado de flyer, com a negação do pedido de um
motor mais leve o que levou a contratar o mecânico cujo trabalhava em sua loja
de concerto e fabricação de bicicletas, a produção de um motor de combustão
interna à gasolina, por eles acompanhada o motor fabricado, de quatro
cilindros, em linha, refrigerado a água, produzia 12 hp e pesava 69 Kg. Deveria
prover potência suficiente para dar sustentação à aeronave, com peso total de
decolagem de 340 kg mas o avião ainda dependia de um impulso na forma de vento
para que pudesse decolar encurtando a distância entre o leme de profundidade e
o centro de sustentação tornou a instabilidade dramática, já o segundo modelo
de planador motorizado, de 1904, manteve a conformação do anterior, ganhando
uma maior distância entre o leme de profundidade dianteiro e o centro das asas
e um motor com 18 hp de 1905, com o aumento de potência conseguido através, de
maior diâmetro dos cilindros que tinham cerca de, respectivamente menos de 4.5
e 2.5 kg, apresentando o triplo de potência do primeiro e o dobro de potência
do segundo entretanto ainda dependia do vento para decolar.
Em setembro de 1908, ao repudiar a
tentativa de vender seu avião antes de seus compradores vê-lo, a qual faziam a
todos com que tentavam negociar seu invento, voaram em Fort Myer, nos EEUU, em
negociação com as forças armadas norte-americanas. Em novembro Wilbur e Wright
A. vão à Europa, onde ganhou sucessivamente os prêmios de provas públicas com
um mais-pesado-que-o-ar a uma altitude mínima de 30 m, que lhe deu o prêmio do
Aéro Club de Sarthe em 13 de novembro de 1908; a uma altitude superior a 25 m,
o que lhe deu o prêmio do Aéro Club de France, em 18 de novembro; e a uma
altitude superior a 100 m, que lhe deu prêmio do Aéro Club de Sarthe, em 18 de
dezembro do mesmo ano.
bibliografia:https://www.j2mcl-planeurs.net/
file:///C:/Users/pdc/Downloads/On_aerial_navigation_(Cayley_1809).pdf
file:///C:/Users/pdc/Downloads/InovacaoeEmpreendedorismonosprimordiosdaaviacao_Santos.-DumonteosIrmaosWright%20(1).pdf
feito por Luana Salim 19
SANTOS DUMONT
Em 13 de Setembro de 1906, o 14 Bis “Oiseau de Proie (Ave de Rapina) I” voou pela primeira vez, a 70 centímetros de altura e percorrendo 7 metros. Em 23 de Outubro o 14 Bis II voou a 5 metros de altura percorrendo 60 metros em 7 segundos, perante um juri, imprensa, e mais de 1.000 pessoas. Em 12 de Novembro o 14 Bis III fez seu último voo, percorrendo 220 metros em 22 segundos, estabelecendo o recorde de distância em sua categoria. Dumont tornou suas patentes públicas. Isso acbou fazendo com que Dumont se tornasse “o pai da aviação”.
O 14 bis realizava voos em circulos como balão, era uma máquina efetivamente controlada com inúmeras alavancas e comandos.
Tinha cerca de 200 quilos, 10 metros de comprimento e 12 metros de envergadura e era pilotado em pé com um sistema de arnês ligado ao corpo.
bibliografi:https://www.ias.ac.in/article/fulltext/reso/008/12/0094-0098
https://revistapesquisa.fapesp.br/en/2006/10/01/100-years-in-the-air/https://
www.hipercultura.com/santos-dumont-ou-irmaos-wright/amp/
https://www.vix.com/pt/ciencia/551663/santos-dumont-ou-irmaos-wright-quem-afinal-inventou-o-aviao
http://canalpiloto.com.br/santos-dumont-x-irmaos-wright-os-principais-fatos-e-argumentos/
https://revistapesquisa.fapesp.br/en/2006/10/01/100-years-in-the-air/https://
www.hipercultura.com/santos-dumont-ou-irmaos-wright/amp/
https://www.vix.com/pt/ciencia/551663/santos-dumont-ou-irmaos-wright-quem-afinal-inventou-o-aviao
http://canalpiloto.com.br/santos-dumont-x-irmaos-wright-os-principais-fatos-e-argumentos/
feito por Suzana Soares n°33
CONCLUSÃO
Os primeiros a relatarem ter feito um avião foram os irmãos Wright porém era necessário catapultas para colocar o avião no ar e alem disso houve poucas testemunhas.
Três anos depois Santos Dumont criou um avião capaz de se manter no ar sozinho por meio de propulsores, e fez um voo no qual houve 1000 testemunhas.
Finalmente em um concurso de aviões, se pode comparar os dois projetos, o avião de Dumont com as suas inúmeras alavancas e comandos a aeronave funcionava muito como um balão.
Já no caso dos Irmãos Wright, o Flyer podia ser controlado com mais eficiência, porém não era capaz de levantar voo sozinho.
Com essas e muitas outras provas, n se pode concluir exatamente quem que criou o primeiro avião.
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