quarta-feira, 31 de julho de 2019

irmãos Wright x Santos Dumont PRIMEIRO AVIÃO

  IRMÃOS WRIGHT


Os irmãos norte-americanos Wilbur e Orville Wright, Os Wright foram criados e mantiveram-se culturalmente inseridos num ambiente de forte dinamismo tecnológico, a cidade de Dayton ainda na escola os irmãos fizeram uma carroça eles mesmos, com rodas de bicicletas e eles ainda vendiam seus serviços conforme o esforço que ambos faziam para carregar os objetos que pegavam após a volta da escola, com a capacidade de empreender e de avaliar já com 21 e 17 anos os respectivos Wilbur e Orville ele criaram um jornal no ano de 1889 os irmãos publicavam semanalmente de marco de 1889 ate maio de 1890
  possibilitando ter acesso privilegiado à informações, ajudando a conhecer e aprender sobre o desenvolvimento e a evolução da aviação, facilitando a realizar as tarefas no qual precisariam absorver o conhecimento já acumulado sobre o assunto e para se manterem em sintonia com os avanços de cada momento.
Em 1893 os irmãos abriram uma empresa para conserto e fabricação de bicicletas, explorando ainda mais seus dotes mecânicos e gerenciais, posteriormente os irmãos começaram a fabricar suas bicicletas criando sua própria marca. Os Wright, inspirados no piloto de planador Otto Lilienthal que consideravam “o pai do vôo planado”, eles dedicaram esforços para tentar o vôo mais pesado que o ar, ambos acreditavam que o primeiro passo para conseguir criar um avião e voar com ele. Em novembro de 1899 eles realizaram na cidade da Carolina do Norte Kill Devil Hills eles realizaram o primeiro vôo planado, esquecida por muitos,que tem uma condição especialmente favorável às aspirações de completo segredo, por ser uma praia deserta no inverno com base em suas e outras anotações checaram e estudaram meticulosamente os dados aerodinâmicos publicados, sempre que a prática em seus planadores não se coadunava com a informação publicada. Para tal construíram um pequeno túnel de vento, como em 1884 havia feito Horatio F. Phillips concretizando o primeiro avião motorizado, com vôo controlado por um piloto a bordo um dos contribuidores foi George Caylay, autor de um artigo em três partes, publicada Nicholson´s Journal of Natural Philosophy. Pela primeira vez define os três elementos requeridos por um avião – força de elevação, força de propulsão e controle evoluindo os conhecimentos aeronáuticos.
Com seu planador, biplano com leme de profundidade dianteiro, para a proteção nas aterrissagens, satisfazia para estes vôos curtos. No inicio onde o vôo planado sem motor foi aperfeiçoado pelos Wright introduzindo uma forma de comando sobre rotação segundo o eixo longitudinal. Uma importante inovação, inspirada nos pássaros, materializada na fornecendo  flexibilização das pontas das asas, possibilitando ao piloto modificar suas curvaturas e assim inclinar lateralmente as asas, em 1903 deram mais um passo e decidiram colocar motores nos planadores e para isso aumentaram as dimensões para suportar o peso do motor e o sistema de propulsão agora chamado de flyer, com a negação do pedido de um motor mais leve o que levou a contratar o mecânico cujo trabalhava em sua loja de concerto e fabricação de bicicletas, a produção de um motor de combustão interna à gasolina, por eles acompanhada o motor fabricado, de quatro cilindros, em linha, refrigerado a água, produzia 12 hp e pesava 69 Kg. Deveria prover potência suficiente para dar sustentação à aeronave, com peso total de decolagem de 340 kg mas o avião ainda dependia de um impulso na forma de vento para que pudesse decolar encurtando a distância entre o leme de profundidade e o centro de sustentação tornou a instabilidade dramática, já o segundo modelo de planador motorizado, de 1904, manteve a conformação do anterior, ganhando uma maior distância entre o leme de profundidade dianteiro e o centro das asas e um motor com 18 hp de 1905, com o aumento de potência conseguido através, de maior diâmetro dos cilindros que tinham cerca de, respectivamente menos de 4.5 e 2.5 kg, apresentando o triplo de potência do primeiro e o dobro de potência do segundo entretanto ainda dependia do vento para decolar.

Em setembro de 1908, ao repudiar a tentativa de vender seu avião antes de seus compradores vê-lo, a qual faziam a todos com que tentavam negociar seu invento, voaram em Fort Myer, nos EEUU, em negociação com as forças armadas norte-americanas. Em novembro Wilbur e Wright A. vão à Europa, onde ganhou sucessivamente os prêmios de provas públicas com um mais-pesado-que-o-ar a uma altitude mínima de 30 m, que lhe deu o prêmio do Aéro Club de Sarthe em 13 de novembro de 1908; a uma altitude superior a 25 m, o que lhe deu o prêmio do Aéro Club de France, em 18 de novembro; e a uma altitude superior a 100 m, que lhe deu prêmio do Aéro Club de Sarthe, em 18 de dezembro do mesmo ano.                                                  
                     file:///C:/Users/pdc/Downloads/On_aerial_navigation_(Cayley_1809).pdf
  file:///C:/Users/pdc/Downloads/InovacaoeEmpreendedorismonosprimordiosdaaviacao_Santos.-DumonteosIrmaosWright%20(1).pdf  

                                                                                                            feito por Luana Salim 19 
SANTOS DUMONT

Em 13 de Setembro de 1906, o 14 Bis “Oiseau de Proie (Ave de Rapina) I” voou pela primeira vez, a 70 centímetros de altura e percorrendo 7 metros. Em 23 de Outubro o 14 Bis II voou a 5 metros de altura percorrendo 60 metros em 7 segundos, perante um juri, imprensa, e mais de 1.000 pessoas. Em 12 de Novembro o 14 Bis III fez seu último voo, percorrendo 220 metros em 22 segundos, estabelecendo o recorde de distância em sua categoria. Dumont tornou suas patentes públicas. Isso acbou fazendo com que Dumont se tornasse “o pai da aviação”. 
O 14 bis realizava voos em circulos como balão, era uma máquina efetivamente controlada com inúmeras alavancas e comandos.
Tinha cerca de 200 quilos, 10 metros de comprimento e 12 metros de envergadura e era pilotado em pé com um sistema de arnês ligado ao corpo. 

                                                                                                     feito por Suzana Soares n°33

CONCLUSÃO 
Os primeiros a relatarem ter feito um avião foram os irmãos Wright porém era necessário catapultas para colocar o avião no ar e alem disso houve poucas testemunhas.
Três anos depois Santos Dumont criou um avião capaz de se manter no ar sozinho por meio de propulsores, e fez um voo no qual houve 1000 testemunhas.
Finalmente em um concurso de aviões, se pode comparar os dois projetos, o avião de Dumont com as suas inúmeras alavancas e comandos a aeronave funcionava muito como um balão.
Já no caso dos Irmãos Wright, o Flyer podia ser controlado com mais eficiência, porém não era capaz de levantar voo sozinho.

Com essas e muitas outras provas, n se pode concluir exatamente quem que criou o primeiro avião.






Nenhum comentário:

Postar um comentário